sábado, 17 de novembro de 2012

Na Freguesia de Ventosa do Bairro





Integrado no projecto “A minha Freguesia”, as estruturas social-democratas do concelho da Mealhada (PSD e JSD) reuniram com autarcas eleitos pelas suas listas para a Assembleia de Freguesia de Ventosa do Bairro, nas últimas eleições autárquicas.
Assim, no final da tarde de sábado (10 de Novembro de 2012), Fernando Lima e Rui Martins partilharam as suas preocupações relativamente à sua freguesia, concretamente lamentaram que desde Junho de 2011, altura em que a Câmara Municipal da Mealhada assumiu o Pavilhão, se fala de um projecto mas ainda nada de obras no dito espaço desportivo. Uma outra carência diagnosticada na freguesia prende-se com as limitações existentes no que concerne às respostas sociais para a terceira idade.
Sobre o desempenho do actual executivo da Junta de Freguesa foi referido que muito poucas obras têm concretizado. A título de exemplo, referiu-se que desde o primeiro ano de mandato que está orçamentado cimentar as valetas e nada foi feito nesse sentido.
Os autarcas locais eleitos presentes referiram que faz falta um espaço de lazer na Póvoa do Garção, tendo sido para tal sugerido a recuperação do Largo do Fontanário. Uma outra ideia, que fazia parte das propostas da candidatura autárquica, passa por disponibilizar a toda a freguesia Internet grátis (por wireless), passando pela colocação de 3 postes em 3 locais estratégicos, sendo que o anterior executivo da Junta já tinha um orçamento para o efeito.
Por fim discutimos a proposta da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território para a criação de uma freguesia designada por “União das Freguesias de Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes”. Caso esta reforma se concretize, os presentes pretendem que as estruturas físicas existentes continuem a funcionar e que os horários de atendimento existentes se mantenham ou sejam alargados.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Formação autárquica


A Comissão Política considera muito importante contribuir para a formação política dos seus militantes e dos cidadãos em geral. Só cidadãos bem informados podem intervir em consciência quando somos chamados a escolher o nosso destino colectivo ou a protagonizar iniciativas nos órgãos da nossa democracia.
Tendo reparado na dificuldade que muitos de nós temos em acompanhar alguns aspectos mais técnicos ou menos divulgados dos órgãos autárquicos, mormente aqueles relacionados com a contabilidade pública, e tendo em conta que temos nos nossos quadros concelhios um especialista mais do que preparado nesta área, o Dr.º Pedro Duarte, escolhemos como primeiro tema a desenvolver o das finanças autárquicas.
O formador da sessão é um especialista na matéria e tem demonstrado nas suas intervenções públicas sólidos conhecimentos e capacidade de exposição.
Convidamos, portanto, todos os militantes ou outros interessados a participar nesta acção do dia 17 de Novembro, pelsa 17 horas, nas instalações da Junta de Freguesia da Pampilhosa.